Seguros.inf.br

Notícias

Foco no cliente é primeiro passo para a inovação

evento

02/08/2018

O foco dos prestadores de serviços de seguros deve ser o cliente. Esta é a recomendação de Ingo Weber, CEO e co-fundador do Digital Insurance Group, eleita a melhor corretora de seguros da Europa. Ele participou nesta quarta-feira (01/8) do primeiro dia do CQCS Insurtech & Inovação, realizado na Villa Blue Tree, em São Paulo.

Para Weber, é fundamental atender à necessidade do cliente e mudar algumas práticas do mercado como a de "punir" o consumidor por comportamentos ruins. Este modelo se inverteu para o de “recompensar aqueles com comportamento positivo”.

Com a tecnologia, o setor pode minimizar um de seus gargalos: reter o cliente, tornando o relacionamento mais constante em vez de se limitar a uma vez por ano. As empresas podem, por exemplo, oferecer serviços e notificações personalizadas, favorecendo um engajamento do consumidor.

Se por um lado a tecnologia promove maior eficiência, ela certamente traz também mais concorrentes, de acordo com Weber. "O cenário hoje é brutal, todos lutam pelo mesmo cliente, e o que ele quer é facilidade", afirma. Além de outras seguradoras e bancos, entram em cena plataformas de ofertas variadas de produtos e serviços, como a chinesa Alibaba, onde o consumidor encontra várias soluções em um único endereço.

Essas plataformas oferecem mais ameaças às empresas tradicionais do que as insurtechs, na opinião do CEO. Algumas startups terão sucesso, especialmente as que atuam em nichos de mercado, mas a inovação está ao alcance de todos - a questão é como fazer isso rapidamente e na direção certa. Se a empresa não tem um website ou um app eficiente e completo, não é o caso de investir em Blockchain. "Faça primeiro a lição de casa", recomenda.

Fonte: ass. de imprensa - CQCS Insurtech & Inovação




« Voltar

Ver todas

Seguros.inf.br © 2011 - 2018 - Sacla Comunicação Ltda - Todos os direitos reservados.